destaque

Minhas impressões sobre o Bitweek 2015

16:00Aline Calisto





Olá pessoas, se você me acompanha no instagram ou no snapchat (alinecalistops) deve saber que estava em João Pessoa para participar do Bitweek e que estava louca para compartilhar com vocês. O Bitweek é um evento fantástico, realizado pelo Departamento de Mídias Digitais (DEMID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que reúne conteúdos/palestras de todas as áreas da Comunicação, até games <3

Participei pela primeira vez ano passado, mas só pude ficar durante dois dias. Entretanto, esse ano compensei e fiquei quase a semana inteira, de 19 a 22 de outubro. Ainda perdi duas palestras que queria MUITO, sobre blog e outra de marketing.

Eu sou uma mulher de fases e, como não podia ser diferente, meus interesses do ano passado já não são os mesmos. Ano passado, vi muita palestra de Cibercultura (fantástico!). Já esse ano, continuo na cibercultura, mas fissurada em empreendedorismo e marketing. Então, esses serão os temas dominantes nesse "resuminho". Notem que, faço jornalismo e minha área de interesse não é jornalismo. Tenho alguns probleminhas (risos).

Mas, chega de blá blá blá e vamos ao que interessa: as palestras.

1. Marcas podem ser jogáveis


A maior lição que ficou foi: não tenha medo de inovar. Breno Carvalho falou sobre as mudanças que as marcas sofreram durante os anos, mostrando que tem como mudar sem largar a identidade da empresa e que, a inserção de jogos e participação do público em algumas decisões está cada vez mais forte. A Google nos serviu de exemplo, sendo uma das primeiras marcas jogáveis.

2. Carreira e mercado de trabalho na área digital

A mesa redonda contou com a participação de Guirraiz de Souza, Maurício Júnior e Lays Amaro. Foi bastante interessante conhecer um pouco da experiência de cada um e saber que cada batalha tem uma recompensa. Nada vem sem esforço e é preciso ter foco: escolha a sua área e corra atrás sem desistir, sabendo que não será fácil.

3. Heróis x empreendedores

Se eu pudesse definir a palestra em uma palavra seria: FANTÁSTICA! Perseu Bastos deu um show de empreendedorismo e criatividade, mostrando características de empreendedores que conseguimos encontrar nos heróis. Como a determinação que eles têm para alcançar o objetivo, a automotivação, constante adaptação (muda a cada obstáculo, mas não perde a essência) e a capacidade de assumir riscos e aproveitar as oportunidades. Traduzindo: somos todos heróis

4. Conteúdo para Mídias Sociais na divulgação de eventos

Skarllety Fernandes deixou algumas dicas para a divulgação de eventos e para o planejamento, onde 4 perguntas são primordiais: porque estou fazendo? para quem? como e em quais redes? A palestra foi até boa, mas acho que esperava mais. Entretanto, algumas lições de engajamento, planejamento, frequência, formatos ficaram salvas e serão bem úteis.

5. Instagram além do SDV!

Adorei o conteúdo visual, adorei os cases, mas acho que faltou um pouco de praticidade. Há várias ações que são complicadas para quem está iniciando e não tem o impacto de uma agência. Gabriel Mattos falou sobre a importância das tags (e como usá-las), como divulgar sem parecer spam, branding, interação, curadoria, dicas de legendas, construção de relacionamento com o público, entre outras coisas.

6. Workshop: Como fazer estratégias matadoras e levar as suas redes sociais de volta para o futuro
 
Quem não trabalha com social media ou não conhece a área, acredita que é muito fácil e qualquer um pode fazer (da maneira correta e eficaz). Mas, tivemos quase três horas de workshop com Caroline Crozara para ter argumentos convincentes com os leigos e aprender que é preciso vários passos e muito planejamento para atingir a sua persona. Foi muito bom e Carol foi bastante atenciosa o tempo todo.

7. Viajando no empreendedorismo com McFly e Dr. Brown

Jorge Lucas: jovem, inteligente e empreendedor. A palestre dele foi bastante interessante, dinâmica e, literalmente, viajamos no futuro com McFly e Mr. Brown. Ele abordou vários temas e deixou alguns ensinamentos: 1- A história quem faz é você; 2- Você pode usar as situações negativas para desistir ou para te motivar a melhorar sempre; 3- Sempre vai ter gente que não vai gostar (ou criticar); 4- Você precisa ter visão e plano B; 5- Lute pelo seu sonho.

8. Não tenha medo da web - Aprenda a construir seu primeiro site responsivo.


Confesso que me decepcionei um pouco, esperava uma coisa e foi outra. Não culpo nem a Camila Waz (palestrante), porque tinha muita gente na sala que não tinha contato com programação, acho que também era a primeira vez dela ensinando/palestrando e é normal se "perder" um pouco. Mas, também estava beeeem cansada e isso também não colaborou, tanto é que não fiquei até o final (me julguem).

✖✖

That's all Folks! Essas foram as palestras em que participei e, mais uma vez, o Bit.Week foi extremamente produtiva. Se Deus quiser, em 2016, estarei lá novamente.

{TODAS as fotos desse posts foram retiradas da fanpage oficial do evento}

Você também vai gostar de

0 comentários

Frase do dia

.

Contato Rápido