destaque texto

Precisamos falar sobre casamento

19:19Aline Calisto

Com 3 meses de namoro, ele me deu um anel de compromisso. Um ano depois, ele me deu um anel mais bonito e me pediu em casamento. A data do Grande Dia já tínhamos desde o primeiro mês de namoro: seria em dezembro de 2016. E foi assim… Para alguns, rápido demais. Para nós, o tempo necessário. 

Estamos há menos de três meses para o nosso casamento e tenho passado por uma fase bem difícil com relação a isso. As pessoas não são boas em dar conselhos sobre casamento ou parece que é crime querer iniciar um novo ciclo beirando os 22 anos. Comumente, alguém se espanta ao saberem minha idade e que estou prestes a dizer sim.

- Nossa, você já vai casar? - elas perguntam constantemente.
- Sim, gente, vou, não seria esta a lei da vida? Nascer, Crescer, Reproduzir e morrer? Então, tô seguindo o plano, porque o espanto? - eu penso.

Tem sido uma fase difícil porque as pessoas estão mais preocupadas em falar o quanto é difícil do que o quanto pode ser bom. Talvez até pensem que é obrigação delas mostrarem o trabalho que dá viver junto, dizerem que o chão não se limpa sozinho, que a comida gostosa da mamãe se limitará aos domingos de almoço em família ou que, agora, você quem tem que lavar e passar a sua própria roupa e, mais, a do marido também.

Realmente acredito que as pessoas se orgulham disso e batem no peito para dizerem “É… pelo menos, eu avisei”. Mas, já parou para pensar que ninguém casa achando que vai ser um mar de rosas? Já parou para pensar que, depois de falar tantas tragédias sobre vida a dois, você vai acabar traumatizando a outra pessoa?


Eu me sinto assim: traumatizada. E, tem dias, que um sentimento de medo percorrem meu corpo de uma maneira inexplicável. Nunca acreditei que seria fácil, é um desafio e tanto, eu sei. Tem cueca para lavar, tem pia de louças que parecem infinitas, tem duas cabeças com manias diferentes que vão ter que se entender, tem o desafio financeiro de dividir por dois, tem tudo. A convivência, a adaptação, as mudanças não serão fáceis, é verdade. Mas, a vida nunca foi fácil e nunca será.

Muitas bandeiras são levantadas ao redor da instituição divina que é a família, não é mesmo? Vejo muitas pessoas criticarem A e B por levantarem cartazes contra o "modelo tradicional", mas, será que não somos nós que estamos acabando com a família? Nós, ditos conservadores, que no lugar de incentivar mostramos um bicho de sete cabeças. Será?

No entanto, deixa eu te contar: também tem o outro lado. Tem um mundo de descobertas, tem desafios diários e instigantes, tem um tom de liberdade e independência, tem aconchego no final do dia, tem dormir sentindo o coração do outro bater bem pertinho, tem planos para uma vida inteira, tem risadas porque o outro finalmente conseguiu fazer o café perfeito, tem uma nova vida, tem um lar.

Se você tem uma experiência negativa disso, guarde para si. Deixem que os jovens se casem, não deixem que eles desacreditem do casamento. Se duas pessoas se amam, gostam um do outro verdadeiramente, possuem um relacionamento saudável (lê-se: sem traições, brigas constantes, ciúmes que beiram a obsessão, entre outros problemas), deixem que se casem. Eles vão sobreviver.

Você também vai gostar de

4 comentários

  1. Oi Aline! Acontece de vez em quando comigo. E é dentro de casa, com a minha mãe.
    Moramos só nos duas. E ela, por ter tido uma experiência traumática do casamento com meu pai por 22 anos, ela sempre procura ver o mínimo defeito (não o de caráter) no meu noivo para então dizer: "pense bem, depois não reclama."
    As vezes, tenho que ser dura com ela, e coloca-la no seu lugar.
    Pessoas amarguradas e frustradas nunca irão nos trazer uma palavra de ânimo. Elas sempre irão olhar o que de ruim aconteceu à elas, e trazer isso pra vida de outras pessoas, até sem querer. E até mesmo sem perceber.
    Meu conselho pra que você não sinta esse medo, é analisar as pessoas consigo mesmo, sem julga-las, claro. Analise se a vida delas é completa. Garanto que não é.
    O medo e a dúvida, é ausência de fé. Então, não deixe seu coração sentir NADA, apenas use o cérebro. Por que, o amor é inteligência, é fé, e não apenas sentimento.
    Afinal, o coração é corrupto, né?!

    Recomendo que leia o livro Casamento Blindado e Namoro Blindado, escritos por Renato e Cristiane Cardoso, antes de se casar. Tenho certeza que você irá 100% confiante e essas opiniões serão apenas "vozes", independente de quem as fale.

    Eu noivei com 7 meses de namoro, rs! E nos casaremos daqui um ano! Mas já tenho 28 anos....rs
    Sempre haverá uma cobrança, fique tranquila! Depois que casar, será: e os filhos? quando chegam? kkkkkkkk
    Beijos!

    Deus te abençoe e parabéns pelo futuro casamento. Humildade e ser serva é o que sempre te dará exito. Como Jesus mesmo disse, que o menor será como o maior, e o servo como líder!
    Eu e minha casa, serviremos ao Senhor!

    Bjs
    Marina Z.

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão, e principalmente, Real! Gnt como existem pessoas assim, uma coisa é você conversar sobre as dificuldades do casamento e dar conselhos sobre como passar por eles, outra é você dar sua opinião querendo fazer com que o outro mude a vontade/sonho dele. Que cansativo! Me identifique muito com sua história, não tenho mais 22, tenho 24. Mas fizemos as mesmas coisas no relacionamento, o anel de compromisso veio aos 3 meses de relaciomento e o pedido de casamento com menos de 6 meses. Deus tem nos sustentado de uma forma linda. E sim, já fiquei com medo, e tem gnt que vive para plantar isso na nossa mente, mas sempre tenho as confirmações boas e de vá em frente. ❤

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto! Pessoas são assim, se você se separar um ano depois de casar as pessoas vão dizer "eu avisei!", mas se vocês ficarem juntos por mais de 30 anos, as mesmas pessoas dirão "eu sabia que eles eram perfeitos um para o outro". Isso porque ninguém resiste a falar da vida alheia, seja bem ou mal.

    Não existe fórmula para um bom casamento. O que fulano fez para dar certo pode não dar certo para nós, ou se todas as suas amigas se separaram não significa que não vai dar certo pra você, e ainda mais: não é o tempo de namoro que define se um casamento será bom ou não.

    Meu namorado me pediu em casamento com 6 meses de namoro. Eu tinha 20 anos e ele 22, ele era meu primeiro namorado e eu queria casar virgem, de acordo com meus valores religiosos. Nos casamos 1 ano depois. Hoje estamos casados e felizes há 8 anos e 6 meses e planejando um baby para o próximo ano... Aprendemos muito, crescemos juntos, sonhamos, choramos, rimos, estamos aqui e não perdemos em nada para a Cinderela e o príncipe, rs.

    Por isso, pela minha experiência, mesmo que ainda pouca, te digo: casem sim! Porque casar é tudo de bom, é lindo, é mágico! E se alguém disser o contrário é porque não sabe ser casado.

    ResponderExcluir

Frase do dia

.

Contato Rápido